Páginas

O Fim do Mundo Segundo a Ciência

    O planeta Terra já presenciou inúmeros desastres no decorrer de sua história. Alguns desses desastres extinguiram boa parte dos seres vivos complexos e mudaram o caminho da evolução das espécies: Um mundo dominado por dinossauros passou a ser dominado por mamíferos. Talvez, se isso não tivesse ocorrido, um descendente de Velociraptores estivesse em meu lugar escrevendo neste blog.
    Infelizmente, o que dizimou os dinossauros acontecerá outra vez. É só uma questão de tempo. Mas, diferente dos dinos, nós tempos a capacidade de evitar que isso aconteça utilizando foguetes com armas nucleares ou outras soluções mais sutis.
    No entanto, há outras formas de o mundo ser destruído e os seres humanos serem extintos. Uma delas temos certeza de que irá acontecer e o culpado será o nosso Sol. Em um futuro distante o Sol crescerá muito de tamanho quando seu combustível (hidrogênio) estiver esgotando e transformará a Terra em um planeta parecido com Vênus (deserto, sem oceanos e extremamente quente).
Ciclo de Vida do Sol (Fonte: wikimedia.org)
    Se isso já não fosse o bastante o Sol irá explodir e destruirá a Terra gerando um belo espetáculo de cores chamado supernova:
Nebulosa Carangueijo, resultado de uma supernova. (Fonte: wikimedia.org)
    Provavelmente não estaremos mais no Sistema Solar quando isso acontecer, nossa espécie sabe dos perigos de ficar em órbita de uma estrela moribunda. É muito mais sábio mudar de estrela antes que ela se torne um perigo. Mesmo sendo uma espécie nômade, mudando de estrela para estrela quando for conveniente, não podemos escapar do destino final do Universo. Nada dura pra sempre, nem mesmo as estrelas. O Universo irá se expandir e consequentemente perder calor, as galáxias se distanciarão até não serem mais visíveis, as estrelas se apagarão e não voltarão a brilhar. O Universo será um lugar escuro e frio, cheio de buracos negros. E, se a teoria do decaimento de prótons estiver correta, os átomos decairão até desaparecerem: a matéria também morrerá. O Universo será um grande espaço vazio.